sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ipem lacra 61 bicos de bombas de combustíveis por irregularidades

   O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas) lacrou 61 bicos de bombas de combustíveis durante uma fiscalização em Campinas nesta quarta-feira (25). Dos 15 postos vistoriados, seis apresentaram irregularidades, principalmente de produto recebido a menos pelo consumidor. O número de bicos lacrados representa 30,3% dos 201 verificados pelos fiscais.

  O gerente de três dos estabelecimentos autuados foi preso por estelionato e crime contra ordem econômica. Ele foi levado para a cadeia anexa ao 2º Distrito Policial e deve ser transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP).

  A análise de uma bomba consiste em averiguar se a quantidade de combustível registrada pelo mostrador é a mesma recebida pelo tanque do veículo. Na ação desta quarta, o Ipem-SP encontrou uma diferença de 7% entre o valor marcado e o volume real. Em um posto na Avenida Moraes Sales os fiscais encontraram o problema mais grave.

  A cada 20 litros abastecidos, 1,522 litros não era de fato depositado no tanque do consumidor.
O superintendente do Ipem-SP, José Tadeu Penteado, explica que as irregularidades encontradas nas placas da bombas evidenciam a ocorrência de fraude. "Um erro dessa quantidade de litros não é um erro mecânico. Falhas mecânicas chegam no máximo a 140 mil" diz.

  Os postos autuados tem dez dias para apresentarem defesa ao instituto, que depois disso define multa entre R$ 100 a R$ 1,5 milhão, valor que dobra no caso de reicindência de infração.

  A Agência Nacional do Petróleo (ANP) toma por base esses flagrantes para programar novas ações na região onde foram detectadas as irregularidades. O consumidor que se sentir lesado pode fazer a denúnia pelo 0800 9700267.

  Fiscalização
  Ao longo de 2011, o Ipem reprovou 552 postos e 260 bombas por conta de irregularidades, de um total de 4.613 postos fiscalizados no interior e na capital de São Paulo.

  De acordo com o superintendente adjunto do Ipem-SP, Orlando Gerola, esses números mostram um aumento nos casos de suspeita de fraude das placas eletrônicas das bombas. A fraude prejudica o consumidor que leva menos combustível do que pagou.

Veja a integra do vídeo:  http://glo.bo/z3kzc1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário