Cuide de sua base de dados
e durma tranquilo
Por Dirceu
Geronutti
Com o
surgimento do projeto SPED em 2007, vieram diversos questionamentos e dúvidas dos
contribuintes sobre como iria funcionar toda essa mudança.
Com o
decorrer do tempo, à medida que foram implantadas novas etapas do projeto, as
empresas puderam verificar que a atenção dispensada ao atendimento das
exigências deste projeto seria para muitos, maiores que o esperado.
Acredito
que as vantagens do Projeto Sped superam as desvantagens, pois
embora trabalhosa sua implantação, se for bem feita, podem trazer muitos
benefícios, entre eles:
- Redução de custos com impressão.
- Transparência na apuração dos impostos, reduzindo riscos de autuação.
- Agilidade no processo de compra e venda, com relação à NF-e, NFS-e e o CT-e.
- Evitar a evasão fiscal, melhorando a arrecadação, e conseqüentemente reduzindo a carga tributária, impulsionando o crescimento econômico do país.
Modernizar
a inteligência
fiscal e tomar
medidas anti-sonegação foi alguns benefícios para o fisco. Emitir meia nota,
utilizar notas de remessa para dar saída em produtos, transportar produtos sem
a prévia emissão de notas fiscais. Bom, é claro que isso nunca aconteceu no
Brasil, mas, por via das dúvidas, o fisco resolveu se modernizar e partir para
uma maneira mais inteligente de fiscalizar. Provou então que o “sistema” foi
mais rápido e eficaz que aquele seu amigo fiscal que como todo ser humano, não
conseguia estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo.
Mas para
que os benefícios superem as dores de cabeça, temos uma longa jornada. Diversas
mudanças devem ser feita na empresa, juntamente com alguns investimentos necessários,
dependendo do porte da empresa.
A
Capacitação dos profissionais das áreas fiscal, TI e Estoques/Suprimentos são
de suma importância. Pessoal bem treinado, sabendo o que faz, reduz os riscos
de contingências fiscais. O pessoal de suprimentos, por exemplo, sabe qual o NCM correto a utilizar? E que tal o
profissional de TI, trata corretamente os arquivos? Conhece a estrutura dos
arquivos relacionados ao SPED?
Inibindo
a sonegação, observamos a redução da concorrência desleal entre empresas, onde,
muitas vezes aquela que não paga imposto como deveria, consegue praticar
preços mais atrativos que aquelas que estão em dia com seus impostos.
Diante
desses desafios que o projeto SPED tem nos apresentado, é
importantíssimo alguns cuidados com o bem mais preciso de qualquer empresa, o
seu BANCO DE DADOS.
Como
todas as informações geradas para o SPED e também para as mais diversas
finalidades, tramitam pelo banco de dados de sua empresa, porque não investir
na segurança e confiabilidade das informações
lá contidas?
Aqui vão
alguns questionamentos que devemos fazer, para que a base de dados possa ser
confiável e segura:
Seu
cadastro de clientes, fornecedores, colaboradores e produtos estão confiáveis?
Algumas
inconsistências mais comuns vistas em cadastro de empresas: falta de e-mail,
telefones desatualizados, produtos com classificação incorreta, produtos com
tributação incorreta, funcionários com documentação e endereços desatualizados,
inscrições estaduais de pessoas jurídicas inválidas.
Você
culpa a empresa de software que lhe atende, pelos erros encontrados no SPED?
É comum
vermos usuários de sistemas culparem o software pelos mais diversos erros, quando a origem do
problema está na forma que a base de dados foi “alimentada”.
Seu sistema possui módulos
interligados?
Evitar a redundância de informações
com certeza minimiza os erros de base de dados, bem como a correta
parametrização do sistema, fazendo assim que esse sistema entenda como funciona
sua empresa.
Como anda o seu “backup”?
Chegue amanhã em sua organização,
simule a perda de todos os dados de sua empresa e restaure um backup, pois mais
importante do que tê-lo e saber que ele funciona.
Devemos pensar que, todas as
informações que já passávamos ao fisco, agora são passadas de maneira
condizente à era da informática, ou seja, em tempo real, e com mais riqueza de
detalhes. E através de uma base de dados confiável que poderemos garantir a
qualidade das informações transmitidas.
Com tudo isso, você empresário,
empreendedor, atente-se a importância da Base de Dados de sua empresa, para
evitar passivos futuros.
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/cuide-de-sua-base-de-dados-e-durma-tranquilo/58988/
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