segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Túnel submerso que ligará Santos ao Guarujá.

Estrutura de 762 metros de extensão será composta por seis módulos de concreto pré-moldado. Obras devem ser iniciadas no segundo semestre de 2014



O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, apresentou na última terça-feira (3) o projeto definitivo para a construção do túnel submerso que ligará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral Sul do estado. O empreendimento, que será construído em 36 meses, está orçado em R$ 2,4 bilhão, incluindo projeto, licenciamento, obras, desapropriações e reassentamentos.

O túnel terá profundidade mínima de 21 metros, 762 metros de extensão, 950 metros de rampas e cerca de 4,5 km de obras viárias em superfície e em viadutos. Serão três faixas de rolagem por sentido e um espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem para veículos comportará automóveis, caminhões e até uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A montagem dos seis módulos de concreto pré-moldado que vão compor o túnel será feita em uma doca seca localizada no Guarujá. Após sua finalização, os módulos serão rebocados flutuando até o local onde serão submersos. A partir daí cada elemento vai ser encaixado e fixado aos anteriores, formando o túnel.
A empresa de Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), que será responsável pelo gerenciamento do túnel, recebeu a consultoria da empresa holandesa Haskoning Nederland B.V., responsável por projetos similares em vários países.

Quando pronto, o túnel permitirá que a ligação entre os bairros de Macuco, em Santos, e Vicente de Carvalho, em Guarujá, seja feita em dois minutos, segundo estimativas do Governo de São Paulo. Atualmente, essa ligação é feita pela rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP 055), com 43 km de extensão, e pelas balsas das Travessias Litorâneas da Dersa. A demanda atual na movimentação entre as áreas, em dias úteis, supera a 40 mil pessoas.

O Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima) do projeto já foi entregue à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Segundo a Dersa, a expectativa é de que a licença prévia seja emitida até março de 2014 e a licença de instalação em julho de 2014, o que permitirá o início imediato das obras.


Fonte: Rodrigo Louzas Pini Web

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Posto deve se manifestar ao receber NF-e de todos os produtos.


Posto deve se manifestar ao receber NF-e de todos os produtos.Desde 1º de julho de 2013, os postos de combustíveis devem se manifestar, obrigatoriamente, quando for destinatário de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) por motivo de confirmação da operação, operação não realizada e desconhecimento da operação, conforme Portaria CAT 15 (21/02/2013).
A MANIFESTAÇÃO É OBRIGATÓRIA E DEVE SER FEITA PARA TODAS AS NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS EMITIDAS NO CNPJ DO POSTO REVENDEDOR. O descumprimento acarretará em multa de 5% no valor da operação ou prestação. Fique atento!
Para obter mais informações, o associado poderá fazer o download do manual de orientação para o preenchimento do manifesto, acessando o link pelo site do sindicato                            www.sincopetro.org.br , ou poderá baixar o aplicativo diretamente do site da NF-e pelo endereço http://www.nfe.fazenda.gov.br . Caso tenha alguma dúvida, entre em contato por telefone na Central NF-e 0800 978 2338.
Fonte: Sincopetro