Estrutura de 762 metros de extensão será composta por seis
módulos de concreto pré-moldado. Obras devem ser iniciadas no segundo semestre
de 2014
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, apresentou na última
terça-feira (3) o projeto definitivo para a construção do túnel submerso que
ligará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral Sul do estado. O
empreendimento, que será construído em 36 meses, está orçado em R$ 2,4 bilhão,
incluindo projeto, licenciamento, obras, desapropriações e reassentamentos.
O túnel terá profundidade mínima de 21 metros, 762 metros de
extensão, 950 metros de rampas e cerca de 4,5 km de obras viárias em superfície
e em viadutos. Serão três faixas de rolagem por sentido e um espaço exclusivo
para pedestres e ciclistas. A passagem para veículos comportará automóveis,
caminhões e até uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
A montagem dos seis módulos de concreto pré-moldado que vão
compor o túnel será feita em uma doca seca localizada no Guarujá. Após sua
finalização, os módulos serão rebocados flutuando até o local onde serão
submersos. A partir daí cada elemento vai ser encaixado e fixado aos
anteriores, formando o túnel.
A empresa de Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), que será
responsável pelo gerenciamento do túnel, recebeu a consultoria da empresa
holandesa Haskoning Nederland B.V., responsável por projetos similares em
vários países.
Quando pronto, o túnel permitirá que a ligação entre os bairros
de Macuco, em Santos, e Vicente de Carvalho, em Guarujá, seja feita em dois
minutos, segundo estimativas do Governo de São Paulo. Atualmente, essa ligação
é feita pela rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP 055), com 43 km de extensão, e
pelas balsas das Travessias Litorâneas da Dersa. A demanda atual na
movimentação entre as áreas, em dias úteis, supera a 40 mil pessoas.
O Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio
Ambiente (EIA/Rima) do projeto já foi entregue à Companhia de Tecnologia de
Saneamento Ambiental (Cetesb). Segundo a Dersa, a expectativa é de que a
licença prévia seja emitida até março de 2014 e a licença de instalação em
julho de 2014, o que permitirá o início imediato das obras.
Fonte: Rodrigo Louzas Pini Web